Seja no ar, na terra ou no mar, ao aço inox marca presença por sua resistência e segurança.
O aço inoxidável tem uma relação fundamental com a indústria naval, devido as suas propriedades de resistência a corrosão, durabilidade e baixa manutenção, características essenciais para ambientes marítimos desafiadores.
A Engenheira e Analista de Qualidade Karoline Moura, detalha mais sobre esta relação. Confira:
“A exposição constante à água salgada e ao ar marinho causa corrosão em muitos metais, e o aço inoxidável, especialmente os tipos com maior teor de cromo e níquel, é altamente resistente garantindo maior longevidade as estruturas e componentes navais, além de ofertar mais segurança as viagens.
A liga AISI 316 possui adição de molibdênio. Esse componente químico melhora a resistência a cloretos, que estão presentes no sal da água do mar.
Muito utilizado em hélices, tanques de armazenamento, parafusos, fixadores e componentes submersos, o aço inoxidável também é resistente a desgastes mecânicos, impactos e variações de temperatura, tornando-o ideal para navios e plataformas marítimas, que enfrentam condições extremas.
A liga DUPLEX 2205 oferece boa resistência a corrosão sob tensão, o que é uma vantagem em componentes que sofrem muita pressão, ideal para sistema de tubulação, plataforma offshore, sistema de ancoragem e partes estruturais de navios, que exigem alta resistência mecânica à corrosão.
A facilidade de manutenção é crucial para a indústria naval, onde até pequenos ajustes acarretam em custos elevados, devido a localização remota de muitos navios e plataformas.
Por essas razões o aço inoxidável desempenha um papel vital na construção e manutenção de embarcações e infraestrutura marítimas, aumentando a sua eficiência e vida útil”, comenta.
Elinox Central de Aço Inoxidável
📞(11) 2065-1400
📞(21) 3541-5050
📧vendas@elinox.com.br
🌐www.elinox.com.br
#açoinox #inox #elinox #grupoelinox #melhoraçoinox
#reciclave #durabilidade #acoinox #acoinoxidavel
#chapasemacoinox #chapas #acoinox #mobilidade
#veiculos #blindagem